terça-feira, 5 de outubro de 2010

EM HONRA DE MARIA A MÃE DE JESUS

Estamos nos aproximando do dia 12 de outubro, uma das datas que o catolicismo destina à celebração de honras a Maria, mãe de Jesus. Como evangélicos, somos acusados de não respeitar Maria. Contudo, nós a respeitamos. Apenas não a colocamos no altar que pertence apenas ao Senhor Jesus Cristo. Para homenageá-la nesta data tão importante para nossos irmãos e irmãs católicos, trazemos o texto abaixo, de autoria de judeus messiânicos, que expressam de forma clara e meridiana nossa apreciação por Maria e pelo exemplo de humildade e de obediência que ela nos legou. Boa leitura a todos!


PORQUE MARIA FOI QUALIFICADA PARA O CHAMADO?
Mateus 1:18 a 25

Por Emily Assunção

Gostaria de começar este escrito fazendo uma pergunta a você: Se Yahweh te chamasse hoje para uma grande obra,qual seria a sua reação?

Encontramos aqui um personagem bíblico, uma mulher chamada Maria. Como todo ser humano, ela viveu buscando seus sonhos e objetivos, visualizando para si um futuro, a realização da sua vida e, com certeza, sempre crendo que o Senhor estava no controle da sua vida. Era dessa forma que esta jovem se encontrava ali, naquele dia. Sonhava os sonhos de uma adolescente, gerando dentro de si a realização de cada um deles.

Talvez seus pensamentos estivessem em meio a devaneios no instante que o anjo Gabriel a interrompeu dizendo: eis que eu vos trago boas novas, de ti nascerá o Salvador do mundo!

Então a menina Maria com um gesto de aceitação inclina-se ao chamado de Yahweh, nos ensinando com sua vida os princípios para uma vida vitoriosa e próspera.

Gostaria de classificar algumas características que Maria tinha e que como ela devemos também ter.


1 - ELA ERA VIRGEM

Quem era considerado virgem? Aqui está se tratando da virgindade física, nos fazendo entender que seria aquela que não conheceu homem intimamente, que não foi tocada. Maria possuía a postura de uma jovem adolescente, que conservava para si os costumes de seu povo e no temor do Eterno.

Trazendo este conceito para o mundo espiritual, podemos classificar como virgem aqueles que não experimentam o mundo, que não se deixam ser tocados pelos atos carnais.

Isso nos ensina que para sermos vitoriosos e prósperos em nosso chamado, precisamos ser puros de coração. Somente um coração limpo, pode carregar Yeshua. A Ruach HaKodesch (Espírito Santo) não habita em lugar sujo e contaminado. De uma mesma boca não pode sair benção e maldição. Como falar de Yeshua e ao mesmo tempo viver em pecado? Como testemunhar da salvação, porém agir como se não fosse salvo? Podemos falar do amor de Yahweh e ao mesmo tempo mentir, dizer lashon hará (falar mal), rogar praga, não perdoar?

Portanto, o primeiro passo para gerar Yeshua, para ser escolhido para uma grande obra, é ser limpo de coração, não ser tocado pelo pecado, pelo mundo. Somente os limpos de coração, verão a Elohim. Maria carregou Yeshua no ventre, e nós podemos carregá-Lo no coração, tudo depende do que está dentro de nós. O Senhor é santo, e somente santos podem carregá-Lo dentro de si.


2 - MARIA ERA COMPROMETIDA COM UM HOMEM DA CASA DE DAVI

Maria estava noiva de Yosef (José). Yosef pertencia à geração da tribo de Yehudá. Ela vivia na esperança do Salvador de Israel, o Melech Ha’olan, e ela conhecia as suas promessas de que, uma virgem conceberia e daria à luz o Messias de Israel. Maria sabia das promessas do Eterno para com seu povo. Ela aguardava a salvação do Messias que viria.

Também podemos ver que Maria tinha uma aliança com Yahweh. Esta aliança era testemunha de uma vida de fidelidade. Maria era uma com Israel; ela não se contaminara como fez Esaú, casando-se com as mulheres hetéias. Maria permaneceu fiel na sua fé judaica, noiva, sim, de um descendente da tribo de Yehudá (Judá).

O Senhor faz gerar os seus sonhos dentro dos corações daqueles que são fiéis a Sua Aliança. No entanto, o que mais temos visto, são pessoas que se dizem crentes, contaminando-se com as hetéias do mundanismo, paganismo e com o pecado.

Maria não era alheia à Palavra do Todo-Poderoso. Ela tinha conhecimento das promessas e do futuro que viria através do Salvador que nasceria. Quando ela questionou ao anjo, como se sucederia o nascimento, posto que ela ainda não havia se deitado com Yosef (José), não era questão de medo, ou dúvida, mas questão de conhecimento. Maria sabia quem ela era em Yahweh, ela estava segura da sua posição diante dele, mas sabia da sua dependência dEle também. Maria tinha convicção da sua fé e do que esta fé gerava dentro dela; assim, ela se volta para o anjo, não com uma dúvida, mas com uma pergunta de determinação: Como isso se sucederá? Como devo proceder?

Quem dera o Senhor encontrasse sempre as Marias neste mundo. Homens e mulheres que compreendessem a obra do Pai nesta terra. Precisamos ter Aliança com o Senhor, Aliança é pacto de fidelidade, é laço que, mesmo sendo desfeito, permanece inteiro, e não deixa nó. É necessário conhecermos a Palavra do Amado, suas promessas, assim testemunhando cada instante. Maria gerou a vinda do Messias, e nós devemos gerar a volta deste Messias, mas será que estamos prontos neste momento?


3 - ELA FOI AGRACIADA

O que é ser agraciada? É encontrar favor. Maria encontrou o favor de YHWH, e isso nos ensina algo muito interessante: precisamos ter crédito com YHWH! Você pode até dizer: mas, YHWH ama a todos, morreu por todos. Entretanto, nem todos creram ou o receberam; porém, aos que creram, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Elohim, e isso nos torna especiais. O que significa isso? Bem, quando nós temos crédito com alguém, essa pessoa sente o desejo de nos dar algo em troca. Quando o Senhor olhou para Maria, Ele viu nela uma mulher que dedicara toda sua vida à Aliança que ela tinha com o seu YHWH. Ele olhou para Maria e disse: Você tem entregado sua vida ao meu serviço, e agora eu vou te pagar com o que tenho de melhor, meu filho! Vou te dar o meu filho para você cuidar dele para mim. Através dele você vai receber o seu galardão, e este será o preço pelo seu trabalho, tu serás conhecida por toda a humanidade. De menina, passou a mãe do Filho de Elohim. Maria se tornou conhecida em todo o Mundo. A sua historia é contada de geração a geração. Não estou aqui dizendo que Maria é digna de adoração, mas, ela foi e será honrada por sua força e coragem e sei que, como muitos dos que foram chamados, ela é contada pelos seus feitos. A Bíblia está repleta de homens e mulheres que são os heróis de YHWH. Seus nomes estão contados nas entrelinhas das páginas de uma história real e verdadeira, a Vida do Messias Yeshua, seu filho.

Ezequias estava para morrer, e ele clamou ao Senhor e o Senhor deu a Ezequias mais quinze anos de vida. Este homem tinha crédito com YHWH, assim, alcançou o favor do Senhor através de uma vida de obediência.

Tal qual Maria, devemos ser encontrados. Uma vida agradável ao Eterno. Temos que ser a alegria do Senhor, pois a alegria que lhe proporcionamos através dos nossos atos será a nossa força para cumprirmos o seu chamado.

4 - O SENHOR ERA COM ELA

Como tem sido a sua vida com YHWH? Qual a resposta Dele em relação a você? Esta é uma pergunta que devemos fazer para nós mesmos o tempo todo.

O motivo do qual levava o Senhor a ser um com Maria, se baseava na sua intimidade com Ele. Certamente, Maria tinha comunhão constante, em uma busca de oração, palavra, jejuns.

Não há como nos relacionarmos com alguém sem falar com esta pessoa. Às vezes passamos o dia todo preocupados com nossos afazeres e, no final do dia, já cansados, balbuciamos algumas palavras sem mesmo prestar atenção no que falamos. Deixamos o resto do nosso dia para o Senhor e, assim, desejamos ter um relacionamento íntimo com ele.

Muitas pessoas dizem conhecer YHWH, porém o conhecimento sem relacionamento não passa de uma convivência muito superficial. Conhecer o Eterno é entender Seu coração, e quando buscamos entender seu coração nos tornamos submissos a sua Tora, agindo de forma que Lhe agrade.

Conhecer é falar a mesma língua, é sentir os mesmos sentimentos, é andar juntos. É saber quem sou em YHWH. Você já se perguntou, quem é você para YHWH? Quando descobrimos o valor que temos aos olhos do Pai, entendemos que não somos qualquer coisa, somos filhos do único Elohim. Filhos e Herdeiros da promessa.

Muitas pessoas vivem uma vida de derrota, porque não conhecem o Elohim que servem. A Bíblia diz que precisamos ter conhecimento de Elohim. Ele é amor, misericórdia, é paz. Podemos experimentar do Senhor, pois sabemos quem Ele é, assim, nunca estaremos sozinhos.

Conhecer o YHWH a quem servimos resultará em nós a realização dos planos que Ele tem para nós.


5 - DISPOSIÇÃO PARA O CHAMADO

O que mais temos visto nestes dias são pessoas murmurando, questionando a maneira como YHWH move todas as coisas. Aqui está a nossa personagem da história, Maria. Não encontramos em toda a trajetória de Maria um espírito de murmuração. Maria não questionara ao anjo, quanto a sua escolha. Ela não disse que ia ser muito difícil, o que iriam dizer dela? Não, Maria se curvou em posição de submissão. Ela dizia para si mesma: O Senhor dá as ordens e eu obedeço.

O nosso maior problema está em sujeitarmos a nossa vontade à vontade Dele. Precisamos entender que tudo o que fazemos é para o Senhor. Maria foi chamada para gerar Yeshua no ventre, para cuidar Dele até alcançar a maturidade. Tudo o que Ele aprendeu como homem foi através dela. Maria preparou Yeshua para cumprir o chamado do Pai. Ela sabia que, no seu ventre, carregava o Filho de Elohim. Maria sabia que Yeshua não era dela, ela teria que devolvê-Lo ao Pai.

Uma das maiores características que o Senhor busca encontrar em nós para este chamado é a de sermos servos em obediência. Muitos servem ao Eterno por medo. YHWH não é Senhor como muitos senhores; Ele é Senhor por excelência. O seu mandamento não é por força, nem por violência, mas pelo Seu Espírito.

Fazer a vontade de YHWH é se posicionar como servo. Para isso precisamos conhecer a sua vontade. Foi o que Maria fez. Ela disse ao anjo: Mas, como se sucederá isso, pois ainda não conheço o varão?... Que sabedoria de espírito! Maria sabia que para gerar um filho, ela deveria ter relacionamento intimo com José, porém, eles ainda não se conheciam intimamente. Então o anjo lhe explica como seria a concepção. A Ruach, o Espírito Santo a envolverá!

Quando nos sujeitamos em obedecer e em conhecer a vontade de YHWH, Ele nos envolve de tal maneira que passamos a gerar em nós os seus sonhos. Ele direciona os seus planos e nós executamos, e quando agimos assim, Ele faz prosperar os nossos caminhos, nos abençoando e nos dando livramentos.

O serviço de Maria se baseava na sua obediência ao chamado do Senhor. Ela recebeu a Graça, assim, gerando o Filho de YHWH em seu ventre. Hoje o mesmo YHWH nos chama para gerá-Lo em nosso coração, mas muitos ainda desobedecem a esse chamado, perdendo no entanto, a grande oportunidade de experimentar um relacionamento de íntimo amor.


6 -MARIA TINHA FÉ

É impossível agradar a YHWH sem fé. A fé é o trampolim para nos aproximarmos de Dele. A fé acaba com as impossibilidades da nossa vida, podendo nos levar para mais próximo do Pai.

Maria creu no seu chamado. Se ela não tivesse acreditado, nada aconteceria. Por isso é preciso acreditar nas promessas do Senhor, e o sintoma da fé está em nós agirmos mesmo que tudo pareça adverso, mas sempre cumprindo os Seus mandamentos, Sua Torá.

Certamente que Maria sabia o que iria enfrentar diante da sociedade da época, diante de seu noivo José. No entanto, sua resposta foi sim para YHWH. Ela não olhou as circunstancias. A fé gera em nós temor e não medo. A fé de Maria levou seu coração a temer a vontade do Aba, PAI, e este temor exige de nós perseverança. Ser persistente faz com que a nossa fé traga à existência o que é desconhecido. Quando cremos no Senhor, tomamos atitudes certas, mesmo que isso seja difícil.

Quem tem fé age pela fé, e a forma maior de demonstrarmos nossa fé é através de uma vida de oração e espera.

Maria, aguardou em oração nove meses de esperança. A cada mês que passava, ela via que de dentro dela vinha surgindo o sonho do Eterno. O início foi difícil: enjôos, tonturas, e os dias iam passando... de repente o feto já começava a mexer. Era o sinal da vida. Ela podia sentir que o sonho já se tornava realidade. Ela podia ver o mover das mãos do Eterno, trabalhando, trazendo à existência o que era desconhecido ao toque de suas mãos. Até que chegou o dia de dar à luz o sonho de YHWH.

Quando damos a luz ao sonho de YHWH, este sonho começa a andar junto de nós. Maria agora tinha o seu sonho nas mãos, porém, ela sabia que este sonho não era dela. Ela deveria, no tempo certo devolvê-lo para o Pai. Assim, também, acontece conosco. YHWH coloca seus sonhos dentro de nós através da Ruach, Seu Espírito; então passamos a conhecê-Lo mais de perto. A cada dia que passa, vamos vendo o sonho sendo gerado em nós. Sentimos dores, dificuldades, somos criticados, mas o sonho continua crescendo... crescendo... até que ele dá à luz. Que maravilha é ver os sonhos realizados! Mas, o sonho não é nosso, é do Amado YHWH, e assim como Maria chegará a hora de devolvê-lo para o Pai. Todavia, ele não nos deixa de mãos vazias. Sempre haverá uma recompensa para aqueles que acreditam nas promessas do Senhor. Ele enviará o consolo, a Ruach, seu Santo Espírito para nos encher, fazendo renascer em nós os sonhos que vêm Dele. Tenha fé, pois a fé é a estrada que nos levará de volta ao nosso sonho maior: a Casa do Pai.


7 - MARIA TINHA HUMILDADE

Quando se fala em humildade, pensamos logo em uma vida de miséria, pobreza, etc.

Porém, humildade significa: virtude que nos dá o sentimento da nossa fraqueza.

Maria demonstrou esta atitude diante do anjo que a saudara. Em Lucas 1:47 e 48, ela diz: Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em YHWH, meu Salvador, porque olhou para a humilhação de sua serva. Sim! Doravante todas as gerações me chamarão de bem-aventurada.

YHWH viu em Maria total dependência dEle. Ela sabia de si mesma que não era nada. A única coisa que ela possuía era a certeza da existência de um Elohim de promessas. Ela sabia, também, da sua fragilidade como ser humano, cheia de pecados, mas que estava sempre disposta a ouvir a voz do Pai.

Maria não se exaltou diante do anjo, dizendo: É, o Senhor fez a escolha certa!... Realmente eu tenho tudo o que Ele precisa para gerar Seu Filho. Sou judia, sou virgem, sei que a profecia está para se cumprir, assim, sou eu mesmo, a pessoa indicada. Não! Maria disse: Hineni! Eis-me aqui, cumpra-se em mim segundo a Sua vontade.

Isso fala de consagração total. Maria sabia que ela não era deste mundo. Dentro dela havia um grito pelo Messias que viria. Maria não se assustou, por ter sido escolhida, porque ela trazia dentro de si todas estas convicções e esperanças da Sua vinda. Maria crescera preparada para o chamado do Senhor, não porque ela soubesse que seria ela, mas porque creu na promessa. Quando o Senhor olhou para Maria, Ele encontrou nela as qualificações para gerar Yeshua.

Hoje o mesmo YHWH está à procura daqueles que estão dispostos a gerar Yeshua; daqueles que acreditam na promessa da Sua volta. Mas, para isso, precisamos ter o coração de Maria, viver como Maria e buscar as promessas como Maria. Onde o Senhor encontrará estas pessoas? Quando o Seu povo se mistura com o mundo, contaminado com o pecado, no meio da idolatria e da fé mistificada? Precisamos buscar a verdade e nos posicionarmos diante das promessas do Senhor. YHWH não está à procura de gente cheia de conhecimento, mas de crentes experientes na fé. Seja você este gerador da vida de YHWH, e que o mundo possa ver os feitos do Senhor em sua vida, e assim, eles irão dizer: Bem-aventurado(a) servo(a) do Senhor!

Baruch Hashem!