terça-feira, 21 de julho de 2015

Cientistas afirmam que a Terra viverá uma nova Era do Gelo até 2030
Baixas temperaturas poderão congelar grandes rios
no hemisfério Norte do planeta.




Invernos serão mais rigorosos durante dez anos.

Estudos realizados por cientistas da Universidade de Northumbria, localizada em Newscastle, Reino Unido, revelaram que, em 15 anos, a temperatura da Terra deve cair bruscamente, resultando em invernos rigorosos em todo o planeta.
A informação foi revelada pela professora Valentina Zharkova, durante o Encontro Nacional da Real Sociedade de Astronomia, que aconteceu na semana passada em Llandudno, no País de Gales.
De acordo com as pesquisas, lideradas pela docente, o sol terá cerca de 60% de sua atividade reduzida a partir do ano de 2030, estendendo-se até 2040. Com isso, a Terra passará por uma mudança climática que os cientistas estão chamando de "mini Era Glacial", evento semelhante ao ocorrido no planeta em 1645, que recebeu o nome de Mínimo Maunder.
O fenômeno ocorre, segundo especialistas, devido a uma mudança no ciclo do Sol, que acontece, em média, a cada 11 anos. Devido ao movimento natural da estrela, os fluídos que ficam próximo ao núcleo do Sol e os localizados mais à superfície se opõem, causando a anulação de ambos. Ou seja, um fluído se mantem no hemisfério Sul, enquanto o outro está no hemisfério Norte do Sol. Com isso, a atividade solar diminui, causando o resfriamento da Terra.
"Encontramos componentes de ondas magnéticas se originando em duas camadas diferentes no interior do Sol. Ambas tem uma frequência de aproximadamente 11 anos, embora elas sejam sutilmente diferentes, o que faz com que fiquem fora de fase com o tempo. No Clico 26, que será durante a década de 2030, as duas ondas vão se espelhar, atingindo o pico ao mesmo tempo em hemisférios opostos do Sol", explica Zharkova.
O hemisfério norte será o mais atingido, uma vez que já apresenta temperaturas mais baixas durante o período de inverno que o restante do planeta. A previsão é que, quando ocorrer, o Rio Tâmisa, na Inglaterra, fique completamen-te congelado devido às baixas temperaturas, assim como ocorreu no século 17. Situação semelhante foi registrada em 1780, quando foi possível ir de Manhattan à Staten Island, caminhando sobre a zona fluvial de Nova Iorque.
Fonte: http://br.blastingnews.com/ambiente/2015/07/cientistas-afirmam-que-a-terra-vivera-uma-nova-era-do-gelo-ate-2030-00476303.html

Nenhum comentário: