terça-feira, 28 de julho de 2015

Falha geológica 'esquecida' pode destruir os Estados Unidos em alguns anos

Por Redação Yahoo! Brasil | Super Incrível – 28/07/2015



Tsunami no Japão, em 2011, poderá ser repetido no Noroeste dos Estados Unidos

Os Estados Unidos estão ameaçados de, nos próximos anos, sofrerem o que pode ser a pior catástrofe natural de sua história. Tudo por conta de uma falha geológica que não é tão estudada, mas tem 1,1 mil quilômetros e uma força avassaladora.

Enquanto especialistas se debruçaram sobre a falha de San Andreas, que corta a Califórnia de norte a sul, pouco se falou sobre a falha submarina de Cascadia, que começa no Canadá e vai até o norte californiano. Ela é capaz de provocar tremores como os que arrasaram parte do Japão em 2011.

O que especialistas garantem é que Cascadia deve entrar em atividade nas próximas décadas. A expectativa é de uma ruptura na falha geológica que provoque uma destruição sem precedentes nos estados de Washington e Oregon. Segundo eles, seria a maior catástrofe natural vivida nos EUA.

Na tentativa de acalmar a população após artigo sobre Cascadia publicado na revista The New Yorker, Timothy Walsh, do Serviço Geológico do Estado de Washington, crê que as previsões sobre terremotos não são ciência exata e podem “ocorrer hoje mesmo ou dentro de vários séculos”.

Por conta da ameaça, porém, as autoridades já começam a se movimentar. Em 2016, Washington, Oregon e Columbia Britânica — essa última uma província canadense — passarão por uma simulação gigante de terremoto e tsunami. Assim, acreditam especialistas, as pessoas terão mais saídas no caso de uma catástrofe real acontecer.


Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/blogs/super-incr%C3%ADvel/falha-geol%C3%B3gica--esquecida--pode-destruir-os-estados-unidos-em-alguns-anos-145250852.html

Um comentário:

searcher disse...

É extremamente louvável a atitude das autoridades no sentido de iniciarem atividades de treinamento da população e das equipes de socorro, por meio de uma simulação de desastre de terremoto mais tsunami, que será posta em prática em 2016. Gostaria que aqui no Brasil as autoridades começassem a se preparar para a mudança climática prevista para o ano 2030. O Criador está nos avisando com antecedência, para que sigamos o conselho de José do Egito e comecemos a estocar alimentos e vestuário quente, além de combustíveis, porque se houver o congelamento das represas as hidrelétricas não poderão mais fornecer energia para os aquecedores elétricos nem para o ar-condicionado, nem para a iluminação das cidades. Sejamos precavidos e tomemos a iniciativa de nos organizar com os amigos e vizinhos para daqui a 15 anos não termos que lamentar nosso descaso e omissão. Ass.: César.