quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A TRANSFIGURAÇÃO E A FESTA DOS TABERNÁCULOS

Por César Rien

A Transfiguração de Yeshua é um dos fatos mais enigmáticos relatados nos ketuvim netzarim (escritos dos apóstolos). Infelizmente, esse evento tem sido usado pelas denominações religiosas para provar que os fiéis do Eterno vão diretamente para o Céu após a morte.

Esse evento é narrado nos três primeiros evangelhos. A intenção imediata é cumprir o que Yeshua havia afirmado anteriormente: “Em verdade vos digo que alguns dos que aqui estão não provarão a morte até que vejam o Filho do Homem vindo no Seu Reino.” – Matitiyahu/Mateus 16:28. (Bíblia de Jerusalém)

A narrativa diz que, seis dias após, Yeshua tomou Pedro, Tiago e João e os levou a uma alta montanha e ali foi transfigurado diante deles. A esse respeito, Pedro manifestou-se em uma de suas epístolas:

“Com efeito, não foi seguindo fábulas sutis, mas por termos sido testemunhas oculares da Sua majestade, que vos demos a conhecer o poder e a Vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois Ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando uma Voz vinda da Sua Glória Lhe disse: ‘Este é o Meu Filho amado, em Quem Me comprazo.’ Esta Voz, nós a ouvimos quando Lhe foi dirigida do Céu, ao estarmos com Ele no monte santo.” – 2ª Pedro 1:16-18.

Nessa ocasião, o corpo de Yeshua resplandeceu em Glória diante dos três talmidim (discípulos) escolhidos para testemunhar Sua natureza Divina. Assim, ficou gravado na mente deles que Yeshua é IHWH manifestado na forma humana, e que Seu poder e glória estavam velados para que Ele pudesse cumprir a missão de morrer no lugar do pecador, para cumprir a pena de morte imposta aos transgressores pela Lei do Eterno. Ao pecador cumpre morrer para sempre (Romanos 6:23). Essa é a segunda morte de Apocalipse 20:6. Mas em Yeshua essa maldição da Lei foi removida, porque ao ressuscitar Ele garantiu a todos nós o direito de tornar à vida na primeira ressurreição, que ocorrerá no Seu Segundo Advento (1ª Coríntios 15:22-23). Já a segunda ressurreição ocorrerá somente após os mil anos (Apocalipse 20:5).

Mas, se os fiéis de Yeshua ao morrer não vão diretamente ao Céu, como é que Moisés (Moshe) e Elias (Eliyahu) apareceram durante a transfiguração?

Devemos lembrar que Elias não morreu. Ele foi trasladado vivo para o Céu (2ª Reis 2:11). Alguns talmidim (discípulos) de Eliseu teimaram em procurar o corpo de Elias, mas não puderam encontrá-lo e foram repreendidos por Eliseu (2ª Reis 2:15-18). Portanto, Elias não retornou da morte para encontrar com Yeshua, pois estava vivo no Céu.

Já o caso de Moisés (Moshe) é diferente. O relato bíblico dá a entender que Moisés morreu e foi sepultado por Elohim em lugar desconhecido (Deuteronômio 32:50-52 e 34:5-6).

Mesmo assim, há uma possibilidade de explicação para sua manifestação junto de Elias, na transfiguração de Yeshua. Na espístola de Judas, versículo 9, é descrita a disputa entre Mikah-el (Miguel) e HaSatan (Satanás) pelo corpo de Moshe (Moisés). Elohim castigou Moshe pela desobediência, impedindo-o de entrar na Canaã terrestre. No entanto, o arrependimento (teshuvah) de Moshe foi sincero e profundo. Assim, o grande amor de Elohim por Moshe concedeu-lhe o perdão e o ressuscitou, recompensando-o com a Canaã Celestial. HaSatan tentou impedir que o anjo Mikah-el ressuscitasse Moshe, daí o motivo da disputa. Na ressurreição de Yeshua também um anjo removeu a pedra que fechava o sepulcro (Mateus 28:2-7; Marcos 16:4-7).

A verdade: se Yeshua prometeu a ressurreição, como a única recompensa aos fiéis, é porque não existe a possibilidade de alguém morrer e ir diretamente ao Céu sem ressuscitar primeiro. Enoque e Elias não morreram. A doutrina da ressurreição é marcante nos ensinamentos de Yeshua, para que ninguém seja enganado pela ‘teoria da reencarnação’:

"De fato, a Vontade de Meu Pai é que todo homem que vir o Filho do Homem e nEle crer tenha a Vida Eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia." - Yehohanan/João 6:40

Dessa maneira, Elias representa os fiéis de Yeshua que estarão vivos no 2° Advento e que serão trasladados sem ver a morte (1ª Tessalonicenses 4:17; 1ª Coríntios 15:51-52), enquanto Moshe representa os fiéis que serão ressuscitados. Antes da trasladação, tanto os vivos como os ressuscitados receberão corpos glorificados e a Vida Eterna como recompensa por haverem praticado a verdadeira teshuvah e por haverem manifestado fidelidade à Aliança em suas vidas.

Quando Pedro falou novamente com Yeshua, ele sugeriu construir sukás (tendas) para Elias e Moisés (Mateus 17:4). Isso nos indica que a transfiguração ocorreu durante a Festa dos Tabernáculos para nos ensinar que essa festa prefigura a reunião dos salvos ressuscitados com os que estiverem vivos juntamente com o Mashiach (Messias) em Seu 2º Advento.
 
A ordem de Elohim é que devemos manifestar imensa alegria durante essa festa (Deu. 16:13-14).

Nenhum comentário: