quinta-feira, 6 de outubro de 2011

YOM KIPUR / DIA DO PERDÃO / 07-08 OUTUBRO 2011

DIA DE ORAR PELOS POVOS DAS NAÇÕES

R. Ângelo Andriolli 

Yom Kippur é um dos dias mais importantes do judaísmo e também das festas do Eterno de Israel. No calendário hebreu, o Yom Kippur começa no crepúsculo que inicia o décimo dia do mês hebreu de Tishri (o que coincide com Setembro ou Outubro), continuando até ao pôr do sol seguinte.

Nota: o feriado começa no pôr do sol do dia precedente ao da festa.

"...Aos dez dias deste sétimo mês é o dia das expiações; convocação de santidade será para vós, e afligireis suas almas (através do jejum)..." (Levítico 23)

O dia de Yom Kipur é um dia de intercessão, pois este dia foi estabelecido pelo Eterno para expiação do pecado do povo pelo Sumo Sacerdote. O Sumo Sacerdote deveria fazer primeiro a expiação por si mesmo, depois pelos de sua casa e, por fim, pela Nação. Depois que o nosso Sumo Sacerdote entrou no Lugar Santíssimo, Ele passou a ser a Porta, o Caminho, o único meio de se chegar ao PAI, ou seja, ao Trono da Graça.

Respondeu-lhe Jesus: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." - João 14:6 

O véu se rasgou, então o sacrifício de um animal já não é mais necessário. Mas é preciso o mediador:

“Porque não temos sumo-sacerdote que não possa compadecer-se de nossas fraquezas, antes foi Ele tentado em todas as cousas a nossa semelhança, mas sem pecado.
“Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao Trono da Graça, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos Graça para socorro em ocasião oportuna.” - Heb. 4:15-16.

No dia de Yom Kipur, devemos orar em nome do nosso mediador (João 14:14) por aqueles que ainda não foram alcançados pelo sacrifício perfeito. Yom Kipur é estatuto perpétuo (Lev. 16:29).

É um dia estabelecido pelo calendário celestial, reservado para grandes milagres. É dia de intercessão por nós, pelos nossos filhos, nossos familiares e pelas nações que ainda não receberam o Cordeiro Perfeito. É o dia determinado pelo Senhor como dia internacional de Missão e Intercessão. Através do descendente de Abraão (Yeshua), não somente a Nação de Israel é alcançada em Yom Kipur, mas todas as nações. "Em ti serão abençoadas todas as famílias da terra" (Gen. 12:3u.p.).

Em Números 29, podemos ver que na Festa de Tabernáculos a nação de Israel oferecia 70 animais em sacrifício, uma para cada nação da época. A intercessão para as outras nações eram feitas na Festa dos Tabernáculos, e não no dia de Yom Kipur, mas, agora, em cumprimento da promessa (em ti serão benditas todas as famílias da terra). O Descendente de Abraão, que também é o Cordeiro Perfeito e o Sumo-sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque abriu o Yom Kipur para todas as nações. É intercessão pelas nações da Terra.

Depois do Juízo Divino, que teve lugar em "Rosh Hashaná", fixando o destino de cada um para todo o Ano Novo que se segue, um prazo nos é outorgado até o grande e temeroso dia de "Yom Kipur" que sela o juízo. Esse período de "Dez dias", entre "Rosh Hashaná" e "Yom Kipur" é designado como os "Dez dias de teshuvá", período durante o qual temos que fazer um exame de consciência e passar em revista nossas ações e nossa conduta, procurando ver se elas estão em harmonia com a vontade do Eterno, expressa em Sua Palavra.

O "Yom Kipur" é chamado em inglês "Day of Atonement" (Dia da Expiação) e em português Dia do Perdão. "Isto vos será por estatuto perpétuo; no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhuma obra fareis; nem o natural, nem o estrangeiro que peregrina entre vós". (Lev 16:29) ( Lev 23:27) ( Nm 29:7) Ambas as denominações: Dia da Expiação e Dia do Perdão estão corretas, embora as palavras expiação e perdão não signifiquem a mesma coisa. A palavra "Kipur" contém ambos os sentidos: expiação e perdão. Expiação significa: remissão dos pecados. "Porque nesse dia far-se-á expiação por vós, para serdes purificados. Diante do Senhor sereis purificados de todos os vossos pecados." (Lev 16:30)

O significado literal: "... far-se-á expiação por vós..." no contexto da Torá é que, enquanto o templo existiu, o "Cohen Gadol" (Sumo Sacerdote) fazia expiação por todo Israel nesse dia, como representante do povo judaico. O Profeta Isaías anuncia aquele que faria expiação por nós perante o Eterno (Isa 53:4-11). João Batista anuncia-O como o Cordeiro de D-us que fará expiação pelos nossos pecados. "... Eis o cordeiro de D-us que tira o pecado do mundo." (João 1:29b)

Assim, por meio d'Ele os homens têm acesso a D-us, reconciliando tanto judeus quanto gentios: "E pela cruz reconciliar ambos com D-us em um só corpo, matando com ela a inimizade. E, vindo, Ele evangelizou a paz a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto. Pois por Ele, ambos temos acesso ao Pai em um mesmo espírito". (Efé. 2:16-18)

"No dia dez deste sétimo mês será o dia da expiação. Tereis santa convocação, afligireis as vossas almas [pelo jejum], e oferecereis oferta... ao Senhor." (Lev 23:27)

No encerramento do dia de "Yom Kipur", pronunciamos o: "Shemá Israel, Adonai Eloheinu, Adonai Echad" (Ouve, ó Israel, O Eterno é nosso D'us, o Eterno é único).

Nenhum comentário: